quinta-feira, março 16, 2006

A REALIDADE E O KARMA

Vivemos em um planeta no qual existe a lei do karma, ou seja, uma lei de causa e efeito, que nos acompanha desde vidas passadas. Por vivenciarmos nosso karma, muito do que nos acontece na vida atual tem a ver com aprendizados e conseqüências que nos acompanham desde vidas passadas. Seria isto o que chamamos de destino ?
Por outro lado, é certo que podemos criar nossa realidade. E criamos, conscientemente ou não. Tudo que nos acontece foi criado e atraído por nós mesmos, por nossos pensamentos e sentimentos, conscientes ou inconscientes. Justamente por isso, quando nos conhecemos e sabemos o que pensamos e sentimos, conseguimos criar conscientemente nossa realidade. Podemos até entender que isso é nosso livre arbítrio, porque temos a possibilidade de mudar a forma como vivemos e as experiências que atraímos para nossa vida.
Mas como é possível criar nossa realidade, se temos um karma a resgatar e viver ?
Bem, não são coisas tão opostas assim. Se criamos e atraímos nossa realidade, e é certo que fazemos isso, criamos também toda a vida que vamos ter, e fazemos isso antes de encarnar, de acordo com os karmas que temos a cumprir. E isto já é uma forma de criar nossa realidade, claro. E assim, cada um nasce com seu roteiro, ou destino, traçado, o que pode ser identificado no mapa astrológico, por exemplo. E assim começa nossa jornada pela vida...
Ao longo de nossa existência na vida de hoje, vamos viver experiências correspondentes àquelas que estabelecemos antes de nascer...e àquelas outras que vamos criando ao longo de nossa vida, com base nas experiências que tivemos até então, em nossa infância e vida adulta, de acordo com os sentimentos, traumas e padrões que ficaram, etc.
E é assim que atraímos nossas experiências. Por exemplo, se temos que aprender alguma coisa relacionada ao amor, é uma situação de amor que vamos atrair. Por outro lado, se temos que trabalhar alguma questão ligada à raiva, teremos que vivenciar uma situação que nos faça sentir tal sentimento para que possamos aprender o que viemos aprender.
Temos o hábito de culpar a vida e os outros por tudo que nos acontece. Entretanto, temos que aprender a trazer esta responsabilidade para nós mesmos, já que somos nós – e não Deus, ou a vida, ou as outras pessoas – que nos fazem vivenciar esta ou aquela situação.
E isto vale para situações como doenças, batidas de carro, fim de relacionamentos, etc. Tudo surge para nos mostrar ou ensinar algo – ou porque precisamos aprender alguma coisa sobre aqueles sentimentos que a questão nos traz, ou porque precisamos ver alguma coisa para a qual nossos “olhos” estão fechados.
Assim, o primeiro passo para nosso crescimento espiritual é perceber e aceitar que o tempo todo criamos tudo aquilo que acontece conosco – consciente ou inconscientemente, nesta vida ou em vidas anteriores.
Depois desta primeira fase, que certamente não é fácil, precisamos descobrir que, ainda assim e, apesar de nossos karmas, não precisamos vivenciar tudo de acordo com a forma que planejamos anteriormente. Pelo contrário. Se estamos aqui para aprender e evoluir, podemos fazer isso de uma forma mais agradável e descontraída. Podemos, portanto, transmutar nossos karmas e realidades.
Assim, precisamos, é claro, aceitar nossos karmas e nosso destino. Mas podemos transmutar a forma pela qual serão vivenciados e sentidos por nós. Temos a opção de aprender e crescer pelo amor, e por que não fazer assim ?
É hora de despertarmos para a possibilidade de criar uma nova realidade de agora em diante, de transmutar nossos karmas e evoluir...Não há mais tempo para que fiquemos repetindo nossos velhos erros e padrões. É hora de transmutar, de transformar e crescer.
Se uma situação sempre se repete em nossa vida, é porque ainda não aprendemos aquela lição. Por exemplo, pessoas que sempre atraem o mesmo tipo de relacionamento, de chefe, de emprego...quando passamos a perceber que não é a outra pessoa, mas sim a situação que sempre se repete, então podemos descobrir qual nosso padrão que atrai sempre aquela realidade e, a partir daí, podemos nos transformar e criar uma nova realidade.
Se estamos com uma doença física, ou emocional, devemos descobrir suas causas, e não apenas cuidar de seus sintomas, pois certamente aquilo está ali para nos apontar algo que temos que mudar.
Se estamos infelizes com alguma área de nossa vida, temos que nos conscientizar que sempre podemos mudar...e que fomos nós mesmos que trouxemos aquilo para nossa vida...
Sempre é tempo de despertar, de mudar e crescer...
Vamos perceber que, não importa aquilo que viemos para trabalhar e aprender, podemos fazer isso de uma forma mais tranqüila, equilibrada e feliz.Como começar ? Aceitando que criamos tudo aquilo que vivemos e, então, descobrindo e entendendo nossa essência e verdade, para que, apenas assim, possamos transmutar karmas e padrões, e iniciar um processo de criação consciente de nossa realidade. Afinal, somos co-criadores e, por isso, podemos – e devemos – criar já uma nova realidade, para nós e para nosso planeta !!!