domingo, agosto 07, 2005

ESCOLHA OU DESTINO ?

Nem sempre é fácil fazer escolhas, porém acredito que são eternamente necessárias.

Escolhas, alegrias, o que me deixa realmente feliz. Pensando sobre tema não pude deixar de ver minha última grande escolha como um momento decisivo no qual o destino apresentou a oportunidade de um novo começo em minha vida. Formada em direito, advogava há quase quatro anos quando a grande dúvida surgiu. Será que quero continuar nesta profissão ? Acho que a grande beleza da vida é que normalmente ela nos aponta novos caminhos e nos mostra através de sinais, que depende apenas de nós percebermos. Assim, coisas novas começaram a surgir e em uma área profissional bem diferente. Até então costumava ler tarô como hobbie, sendo que a partir daí comecei a fazê-lo profissionalmente. Não demorou muito para que eu começasse atender também como astróloga, já que vinha estudando astrologia, minha grande paixão, há algum tempo. Hoje sou astróloga, taróloga e terapeuta holística. E uma pessoa completamente feliz e realizada profissionalmente. Quanto ao direito, acho que nunca vai sair da minha vida, afinal, tudo na vida é aprendizado. Como a escolha foi feita ? Posso dizer que naturalmente, deixando-me levar pelos sinais. Posso até dizer que deixei a vida escolher por mim, permitindo que mostrasse os sinais, que simplesmente segui. Por um lado, claro que não foi assim tão fácil. Por algum tempo precisei levar ambas as profissões, até sentir maior segurança. É sempre necessário pensar muito e conseguir entender as próprias vontades e sentimentos quando o que está em jogo é largar uma profissão estável e mais facilmente aceita pela sociedade para ingressar em uma área totalmente nova e desconhecida. Trocar o certo pelo incerto. Isso sempre gera medo, da frustração, da decepção, do arrependimento, e muitos outros medos e angústias que talvez apenas sejam compreendidos quando estamos vivenciando tal situação. Por outro lado, sinto que fui guiada pela grande paixão interna em relação à nova área que se apresentava na minha vida. Posso dizer seguramente que quando surge alguma coisa que vem do nosso coração e da nossa alma, as coisas tendem a acontecer do jeito certo, na hora certa. Assim, realmente acredito que não é difícil fazer uma escolha quando deixamo-nos levar pelo nosso coração e, especialmente, pelos caminhos da vida. Além disso, sempre é preciso escolher, afinal, a vida não passa de escolhas, pequenas ou grandes, que fazemos a cada momento.

Ana Cristina Vidal de Castro
terapeuta, astróloga e taróloga

* artigo escrito originalmente para a revista UMA, ainda não publicado.